Rodellar, paraíso de escalada desportiva

Após alguns dias de escalada aventura em Riglos, decidimos partir para um dos destinos de escalada desportiva mais frequentados ao nível internacional, Rodellar.

Localizado em plena Serra de Guara, na província de Huesca, terminando a estada dá-se a entrada para um autêntico paraíso de escalada desportiva. Rodellar é muito conhecido pela escalada de dificuldade onde predominam os extraprumes.

Durante 6 dias escalamos bastante e passámos ótimos momentos com o casal de amigos Lila e Guilherme que já se encontravam a alguns dias por Rodellar. Foi ótimo rever estes amigos que Manaus juntou.

Massificação – Paraíso da patinagem em rocha

Praticantes de escalada desportiva de todos os graus e de todas as partes do mundo decidem passar uns dias ou meses escalando estas falésias de calcário. Obviamente que esta afluência massiva é boa para a economia local, trazendo vida para esta região. Por outro lado esta massificação intensa, sobretudo do ponto de vista do escalador, traz a erosão da rocha e a sua consecutiva perda de aderência e qualidade. Já tínhamos observado isto em muitas vias de grau baixo, mas em Rodellar já é comum encontramos várias vias de sétimos graus completamente polidas. Para não falar do estacionamento ou falta dele, novas trilhas (alternativas), fezes humanas e restos de papel higiénico por todo o lado e claro, o lixo deixado nas falésias por escaladores com menos consciência coletiva e de sustentabilidade.

Contra nós falamos porque fazemos parte da massificação cada vez que viajamos para estes lugares ou partilhamos este tipos de conteúdos com a comunidade. E claro, não podemos pedir às pessoas que não escalem mais em determinado lugar ou via, mas podemos pedir que sejam conscientes com o seu lixo, música, barulho, etc.

Aqui fica uma reportagem completa

Informações úteis:

  • Como chegar: Pela nacional 240, entre as cidades de Huesca e Barbastro, tem um desvio que para a estrada regional 1229 até Abiego. Depois deste pueblo, tem indicações de como chegar a Rodellar.
  • Alojamento:  Camping El Puente, Camping Mascun, Refúgio Kalandrakax
  • Guia escalada: Tem um guia local, onde pode ser encontrado para comprar nos campings ou no refúgio. No site enlavertical.com, é possível encontrar alguns dos setores.
  • Época do ano: Outono e Primavera
  • Tipo de rocha: Calcário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *