Inselbergs de Itatim

Escalada na Bahia inclui uma paragem obrigatória em Itatim para conhecer os inusitados inselbergs, montanhas isoladas que se destacam em suas planícies bem áridas.

A escalada em Itatim é relativamente recente mas já conta com cerca de 160 vias, desde desportivas, multi-largos, mistas e também algumas vias em móvel. O morro mais emblemático é o Morro da Toca caracterizado pelas suas covas gigantes e o morro mais imponente é o Morro do Enxadão com mais 300 metros de altura. Outro sector bem famoso é o da Jararaca, conhecido pelas suas vias de escalada desportiva com negativos alucinantes, graus duros e presas gigantes.

A nossa passagem foi curta, mas deu para conhecer a escalada no Morro da Toca e também aproveitamos para fazer uma via de 3 largos no Morro da Fonte.

O lugar é impressionante e o potencial de escalada gigantesco.

 

Informações úteis:

  • Como chegar: fica a cerca de 200 km de Salvador sendo que a melhor forma de chegar a Itatim é de carro. O Abrigo de Montanha de Itatim também faz serviço de transfer.
  • Alojamento: o Abrigo de Montanha de Itatim é o lugar mais indicado para escaladores, onde é possível acampar ou dormir em quartos, com o beneficio de ficar no pé do Morro da Toca.
  • Guia escalada: é possível fazer o download dos croquis aqui: croqui2014 e croqui2011. O site 27crags também já tem informação de algumas vias.
  • Época do ano: é possível escalar em qualquer época do ano, mesmo no verão tem sectores à sombra. Itatim é caracterizado por dias quentes, noites frias e muito pouca precipitação.
  • Tipo de rocha: granito.
  • Outros: apesar das vias serem recentes existem sectores onde as proteções já estão muito corroídas, o sector Jararaca e o Toca face sul são um exemplo desse desgaste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *