Durante a nossa viagem temos conhecido várias pessoas que nos têm desafiado a conhecer novos destinos que não estavam no nosso roteiro inicial. Um desses lugares foi Valdivia, cidade onde vive a nossa nova amiga búlgara Viktoria.
Valdivia é uma cidade de cerca de 150 mil habitantes situada na Região de Los Rios no sul do Chile. É conhecida por ter sido a cidade mais afectada no maior terramoto alguma vez registado, 9.5 pontos na escala de Richter, e onde a cidade afundou cerca de dois metros. É também uma das cidades com mais precipitação de todo o Chile, e a parte boa, é que é também conhecida pelas suas excelentes cervejas artesanais.
De Puerto Montt apanhámos um autocarro para Valdivia, que acontecem diariamente e com bastante frequência. Incrivelmente Valdivia recebeu-nos com um clima excepcional de Sol e calor, o que deixou-nos ainda mais encantados pelo lugar.
Nos primeiros dias aproveitamos para conhecer a cidade que nos encantou pela sua organização, beleza, espaços verdes e o seu mercado de peixe bem característico.
Aproveitamos também para conhecer o ginásio de escalada do nosso “irmão” de Espanha, o catalão Toni, que nos recebeu no seu ginásio e nos deu algumas dicas de escalada na região.
Óbvio que a escalada está sempre nas nossas mentes e fazer visitas turísticas não é suficiente para nós. Como tal a Viktoria fez-nos o favor de nos levar a conhecer a escalada em Llifén.
Llifén fica a cerca de 1h45 de distância de Valdivia de carro (também existe a opção de ir de autocarro). É um escalada bem particular em rocha vulcânica e com vias de escalada muito duras. Na realidade sofremos mais do que escalamos, mas foi um dia muito bem passado num lugar muito bonito.
Agradecemos à Vicky e à sua linda família por nos ter recebido super bem e nos dar a conhecer estes lugares inesquecíveis.