Rumo ao Norte – Escalada em Correntoso

Após duas semanas sem escalar e a “disfrutar” do clima Patagão (ironia), decidimos fugir para o Norte na esperança de encontrar um clima melhor e porque não uma escalada para matar a saudade.

Tomámos um voo de Punta Arenas a Puerto Montt, onde a ideia seria escalar nas redondezas e recuperar o equipamento que tínhamos deixado em Puerto Varas com Daniela e Niccolo.

Puerto Montt é uma cidade portuárea que por si só não é muito turística, ao contrário da vizinha Puerto Varas. No entanto, os seus arredores possuem algumas belezas naturais, como os vulcões Calbuco e Osorno, a ilha de Chiloé, e o Parque Nacional Alerce Andino, que por sinal era o nosso destino.

Procurando por escalada em Puerto Montt um dos lugares que surge é Correntoso, uma pequena vila perto da entrada do Parque Nacional Alerce Andino. É característico pela sua rocha com formações muito peculiares.

Apesar de não ter muita escalada o lugar é bastante bonito. Começamos por atravessar uma ponte de madeira onde cruzamos o rio, e olhando para o lado esquerdo é logo possível ver um sector de escalada bem negativo, e do lado direito uma praia bem apetitosa.

Um pouco mais à frente podemos ver uma rocha com uma santa, e ao contornar essa rocha encontramos o principal sector de escalada.

A escalada não é espetacular mas para quem está de passagem por Puerto Montt é sem dúvida uma opção para um dia bem passado.

Informações úteis:

  • Guia escalada: não existe guia de escalada do local, mas obtivemos algumas informações no grupo do facebook Escalada Puerto Varas. Pelo que verificamos existem quatro sectores de escalada:
    • Sector negativo: ao cruzar a ponte é possível ver do lado esquerdo um sector bem negativo perto do rio com um par de vias.
    • Sector santa: após a ponte vemos uma rocha com uma santa, onde do seu lado esquerdo tem apenas uma via.
    • Sector principal: contorna-se a rocha da santa e encontra-se uma rocha com formações estranhas. Aí tem cerca de seis vias de escalada com graus entre 5+ a 6C FR (aproximadamente).
    • Sector escondido: do lado direito do sector principal tem uma pequena trilha que entra no bosque, aí encontra-se mais uma pequena parede com cerca de quatro vias de escalada onde os graus parecem um pouco mais duros.
  • Como chegar: existem alguns autocarros diários de Puerto Montt a Correntoso, a frequência destes depende da época do ano portanto é bom obter essa informação no terminal de autocarros de Puerto Montt. Pedir ao motorista que querem ir para o Parque Nacional Alerce Andino para o bus parar no final da estrada de alcatrão. Depois caminhar uns 5 minutos por uma estrada de terra até encontrar a ponte.
  • Alojamento: é possível acampar no Parque Nacional Alerce Andino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *