Puerto Natales, última esperança de bom tempo

Dia 6 de Março partimos para o nosso próximo destino, Puerto Natales, com o objetivo de visitar o Parque Nacional de Torres del Paine.

Esta pequena cidade da Patagónia Chilena, na província Última Esperanza, região de Magalhães e Antártida Chilena, é o principal ponto de entrada para os visitantes do Parque Nacional de Torres del Paine.

Aqui, fomos amavelmente recebidos pela Natália, escaladora Chilena que tínhamos conhecido na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil, em 2016. Para além de escaladora é também guia em Torres del Paine.

Depois de El Chaltén e El Calafate, o clima em Puerto Natales continuava bastante cinzento e com chuva. Ficamos a aguardar por uma janela para poder visitar o parque, mas apenas continuava a chuva.

Enquanto aguardávamos por uma janela de bom tempo para visitar o parque, tivemos tempo para conhecer Puerto Natales, treinar no muro da cidade e escalar um dia no Cerro Dorotea, perto da cidade.

Perto de Puerto Natales ainda existem mais dois lugares de escalada desportiva, na Laguna Sofia e na Cueva del Milodón, aqui também se realizam passeios turísticos.

A janela de bom tempo não apareceu, inclusive, piorou o tempo e aumentou a precipitação o que fez com que algumas das principais trilhas de Torres del Paine fossem encerradas. Essa motivou-nos a reduzir a nossa estadia por essas bandas e rumar ao norte à procura de sol e bom tempo para poder escalar mais. Assim, tristes, decidimos partir sem visitar esta maravilha e deixar para outra altura.

Informações úteis:

  • Parque Nacional de Torres del Paine:
    • Transporte: é possível tomar um autocarro diário que sai do terminal de Puerto Natales. Deve-se confirmar os horários no terminal;
    • Entrada no parque:  a entrada no parque são $21.000 pesos chilenos (+- 30 €);
    • Alojamento: para pernoitar nos campings do parque ou realizar os circuitos W e O é necessário efetuar as reservas nos campings. Caso contrário, terá que optar por trekkings mais curtos e que retornem no mesmo dia. A reserva é feita pelo site www.parquetorresdelpaine.cl.
  • Guia escalada: não existem guias de escalada do Cerro Dorotea nem da Cueva del Milodón. Para a Laguna Sofia existe este pequeno guia que não sabemos se está atualizado. Para obter informações sobre a escalada local podem visitar o Rocodromo Natales.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *