Imponência do Glaciar Perito Moreno

A pequena cidade argentina de El Calafate localiza-se na província de Santa Cruz, já próximo à fronteira com o Chile.

Cerca de 80 km’s de El Calafate encontra-se o principal atrativo da região, o maior glaciar em extensão horizontal do mundo: o Glaciar Perito Moreno, com 5 km’s de largura e 60 metros de largura.

Apesar de não gostarmos muito de passeios organizados e demasiado turísticos decidimos que era uma oportunidade única para conhecer de perto a beleza e a imponência de um grande Glaciar. Uma vez que a nossa viagem nos “obrigava” a passar por El Calafate achamos interessante aproveitar e conhecer o famoso Glaciar Perito Moreno.

Existem inúmeras empresas de turismo que fazem o transfer de El Calafate até ao parque. A forma mais simples é adquirir o passe no terminal de bus e confirmar os horários de saída. Os preços praticados é o mesmo pelas empresas. A entrada no parque também é paga, e aí é possível fazer algumas caminhadas em passadiços de madeira que permite observar o glaciar de várias perspectivas. Existe também a possibilidade de comprar passeios de barco que fazem uma maior aproximação ao glaciar pelo lago Argentino.

Outras empresas especializadas oferecem passeios sobre o glaciar, desde que tenha calçados e roupas adequadas. Todos estes passeios tem um preço bastante elevado.

O Glaciar é sem dúvida algo de incrível e a estrutura do parque é muito boa. A parte negativa é que é demasiado turístico, então um lugar que deveria ser de culto e apreciação das beldades da natureza acaba por ser engolido por milhares de pessoas, poluição sonora e míticas selfies por todo o lado. Vale a pena conhecer pela imponência do lugar, mas pelos preços que são praticados deveriam restringir o número de pessoas diário para preservar a tranquilidade que o lugar merece.

Depois de um passeio tão turístico só nos apetecia relaxar fazendo aquilo que mais gostamos. Existe escalada em El Calafate mas sem carro é difícil chegar aos sectores. Portanto, no último dia de estadia em El Calafate, aproveitamos a inauguração do muro de escalada no Club Andino Lago Argentino para fazer um pequeno treino e conhecer os escaladores locais.

Informações úteis

  • Passeio ao Glaciar Perito Moreno:
    • Valor do transfer: 450 pesos argentinos (+-27€)
    • Valor da entrada no parque: 500 pesos argentinos (+-30€)
    • Outros: levar roupa quente e comida (tem restaurante mas os preços são um pouco elevados)
  • Transporte: existem vários autocarros por dia de El Chaltén e também de Puerto Natales até El Calafate;
  • Alojamento: a cidade é bem turística e portanto existem muitas opções de hotéis, hostels e também de alguns campings. Os preços mantém-se elevados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *