Escalada em Bariloche

Dia 23 de Janeiro, chegamos a San Carlos de Bariloche, com o principal objetivo de escalar no Frey. Enquanto preparávamos a nossa subida, deu para conhecer e escalar em alguns setores próximos ao hostel que ficamos alojados.

O mais próximo era o El Trebol, onde fomos ao sector Pared Blancas, um dos mais famosos no verão por estar quase todo o dia à sombra e pela grande variedade de vias de escalada, desde do 5º ao 8º grau.

No dia seguinte, acordamos bem cedo para escalar no Cerro Lopez, onde tem sobretudo vias de escalada tradicional. Tínhamos planeado escalar duas vias nesse dia, acabamos por nos confundir na trilha e andar perdidos cerca de oito horas. Finalmente, quando encontrámos o setor “Muro del Hotel”, o cansaço e o calor fez-nos regressar à Bahia para tomar uma cerveja gelada e combinamos em regressar em outro dia.

No domingo, dia 29, voltamos ao Cerro Lopez e escalamos uma bonita via de escalada com uma vista fantástica para a Bahia chamada “No Despiertes al Vampiro” de 160 metros (5+ FR) com cinco largos que acabou por durar todo o dia. Foi um ótimo treino para o que nos esperava no Frey.

 

 

Informações úteis:

  • Como chegar: é possível chegar à cidade de Bariloche através de avião, carro ou autocarro, de qualquer parte da Argentina e até mesmo Chile.
  • Alojamento: existem inúmeros hotéis, hostels e campings na região de Bariloche.
  • Guia escalada: o guia de escalada Bariloche Vertical pode ser encontrado na loja Tres Picos no final da rua Mitre, fica em frente à loja Raid. Também disponível online http://barilochevertical.com.ar/. Este guia tem alguns erros, nomeadamente na tradução de espanhol para inglês, portanto é sempre bom pedir indicações aos locais.
  • Época do ano: a melhor época de escalada na região é no verão, dos meses dezembro a março.
  • Tipo de rocha: em Bariloche encontram-se diferentes tipos de rocha, desde granito na zona de escalada de Cerro Lopez, e vulcânica no sector de El Trebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *